ESG, Governo Digital e Gestão Pública

ESG, Governo Digital e Gestão Pública

Você sabe o que é ESG? Como o Governo Digital se adequa a esta filosofia?
A filosofia ESG já é uma realidade no mundo dos negócios e no serviço público

A nossa sociedade está em constante mudança. A grande maioria delas é causada pelo frequente avanço tecnológico. Quem não conseguir acompanhar e se adaptar a essa verdadeira revolução diária poderá ficar para trás. Um dos principais exemplos dessas transformações é o conceito de ESG que hoje já influencia tanto o setor público quanto o privado.

Durante a reunião do Fórum Econômico Mundial de 2021 ficou claro que a preocupação dos investidores na atualidade gira em torno de todas as partes interessadas ou afetadas por um negócio.

Ou seja, para que um negócio tenha sucesso hoje em dia, ele precisa agregar valor não apenas para as partes envolvidas, mas para todo o sistema que será afetado, como funcionários das empresas, as comunidades e o impacto ambiental e de sustentabilidade que ele poderá gerar no planeta.

 Esse é o contexto que a sigla ESG representa. Mas você sabe qual é o significado dela? Como o setor público será afetado?

Continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre ESG!

O que significa ESG?

 Em inglês ESG significa Environmental, Social and Governance. Traduzindo para o português ela tem como significado Ambiental, Social e Governança.

A sigla foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a realização de um evento que reuniu instituições financeiras de vários países.

A proposta é a resolução de problemas que afetam diretamente o Ambiental, o Social e a Governança. Em consequência foi criado um relatório com o título Who Cares Wins (Quem ganha se importa) que reúne a base de todas as ações ESG.

Entre os pontos principais deste documento se destaca a contribuição para o desenvolvimento forte e sustentável da sociedade.

 Como a ESG afeta o setor público

 Se engana quem pensa que a ESG é direcionada apenas para o setor privado. O setor público diariamente trabalha com o ambiental, o social e a governança, devido à sua própria natureza e de suas ações.

 A grande expectativa é que os gestores públicos foquem cada vez mais em ações, estratégias e planejamento para melhorar sensivelmente a qualidade de vida da sociedade em geral. Isso passa, por exemplo, pelo Governo Digital.

 A Agenda 2030 da ONU e o Governo Digital

 Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030 com um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que serão analisados como requisitos para que o país seja considerado como sustentável.

 Podemos destacar entre os 17, os pontos números 11 e 12:

 – Cidades e comunidades responsáveis;

– Consumo e produção responsáveis.

Estes dois pontos são originários da ESG e incidem diretamente sobre a filosofia do Governo Digital, ou seja, uma verdadeira revolução tecnológica que visa melhorar a vida da população dos municípios de pequeno, médio e grande porte no Brasil.

Mas o que é o Governo Digital?

 O Governo Digital é um sistema que soluciona desafios e, principalmente, faz a diferença na vida da população que sente mudanças para melhor em sua rotina.

A implantação do Governo Digital nos municípios possibilita processos 100% digitais trazendo praticidade, transparência, exatidão, economia de insumos, rapidez e celeridade.

O que vai diretamente ao encontro do que a ESG preconiza e podemos exemplificar com a economia de papel e insumos que uma gestão pública pode fazer diretamente com a implantação do sistema.

E não é só isso. Sem a necessidade de impressão, outra economia gerada é a de locais para armazenamentos de arquivos pois, o sistema 100% digital, possibilita o armazenamento em nuvens de todos os documentos.

Sem contar a praticidade e outra economia, dessa vez para a população, que não precisa se dirigir à sede da Prefeitura para consultar o andamento de um processo ou requerimento. Basta que o cidadão tenha um dispositivo com acesso à internet para realizar a consulta sem sair de casa.

A eficiência dos órgãos públicos é um assunto que sempre vem à tona e o GOVERNO DIGITAL possibilita uma melhora significativa no dia a dia da gestão administrativa.

Em muitos casos, pela celeridade com que assuntos são resolvidos. Em outros, pela facilidade de consulta a prazos, licitações, pedidos e requisições.

Tudo de maneira fácil, objetiva em um sistema que, em poucos segundos, mostra com exatidão o que o interessado deseja saber.

Conte com a Expertise da Essencial

Com 18 anos de experiência mercadológica, a Essencial Gestão Pública tem expertise quando o assunto é o Governo Digital  e vai auxiliar a sua gestão a se adequar aos princípios da ESG o quanto antes.

Entre em contato com a nossa  equipe especializada e veja como iniciar o processo em sua gestão.

📱(28) 3546-1352

📱(28) 99952-6006

consultoria@grupogf.com.br

Saiba mais sobre o Governo Digital e a ESSENCIAL GESTÃO PÚBLICA acessando o nosso BLOG

Notícias relacionadas

Seu município mais dinâmico, moderno, equilibrado e gerenciável

Imagine aumentar a eficácia na arrecadação de tributos municipais, nos serviços de TI e na segurança das informações.

Precisa de ajuda?